terça-feira, 30 de maio de 2017

plano de aula de física 1º ano

Conteúdo: os estados físicos da matéria
Tempo de aula: 240 min
Objetivoreconhecer os diferentes estados físicos da matéria. Compreender a relação entre a temperatura e mudança de estado físico da matéria. Ressaltar que a quantidade de água existente no planeta Terra permanece constante desde a sua formação, o foco da discussão deve ser em que condições ocorrem às mudanças de estado físico da água. Este recurso pode ser encontrado na natureza em diferentes estados (sólido, líquido e gasoso), podendo-se observar também algumas mudanças de estado conforme a temperatura do ambiente, por exemplo, passando do estado líquido para o gasoso (evaporação).
Estratégia metodológica: para começar a aula, levantar alguns questionamentos na sala sobre a água, tais como: Qual sua utilização? Encontramos água sempre da mesma forma? O que acontece se colocarmos água no freezer, por exemplo? E se aquecê-la? O que acontece? Por que o vidro do carro embaça quando está frio?  
 A partir das respostas, propor uma aula de observação utilizando recursos como data show, e vários utensílios e recipientes trazidos de casa pela professora, tais como ferro de passar roupa a vapor, garrafas com gelo, termômetro, jarra elétrica, recipientes para colocar água.
A ideia é que a cada slide passado se faça um experimento e observações sobre o que acontece a cada um.  Durante esta simples observação a professora estimulará com diversas perguntas a fim de que percebam as mudanças de estado da água, como por exemplo, o gelo voltará a ser água líquida, relacionando assim a mudança de estado a temperatura. Posteriormente as informações poderão ser sintetizadas.


Avaliação: a avaliação se dará pela participação e desempenho de cada aluno durante a aula

plano de aula de física 1º ano

3ª aula
27 de março de 2017, após uma breve conversa sobre a aula anterior, comentários sobre o filme e como eram feitos os materiais de antigamente, dei continuidade ao conteúdo da aula com um texto para ajudar a fundamentar os conceitos da ciência física
Tempo de aula: 180 min
Objetivo: levar aos estudantes a compreensão sobre alquimia, uma das ciências mais antigas; e além disso levar entendimento sobre a matéria, de que substancias é feita e como pode ser transformada.  
Estratégia e Metodologia: para começar a aula, farei uma breve conversa com os alunos sobre a aula anterior, para que sejam feitos alguns questionamentos sobre possíveis dúvidas que ainda existam sobre a história da ciência.
Avaliação: a avaliação será contínua, conforme o desempenho dos estudantes.
O Mundo que nos rodeia
A alquimia é uma ciência antiga, que foi muito popular entre 300 a.C e 1700. Seus praticantes- Os alquimistas – tentavam transformar metais baratos como ferro e chumbo, em ouro e prata. Eles, como os gregos antigos desde Aristóteles (384- 322 aC) acreditavam que tudo que existia no universo era constituído por uma simples substância primitiva e sem forma, que quando combinada com quente ou frio ou molhado o seco, se convertia naquilo que era chamado de os “quatro elementos”: terra (seco e frio), fogo (seco e quente), ar (molhado e quente) e água (molhado e frio).

Assim, conforme os alquimistas, seria possível transformar uma substancia em outra apenas mudando a quantidade desses quatro ingredientes. É claro que eles nunca tiveram sucesso nessas tentativas.
A alquimia percorreu um longo caminho desde tempo dos alquimistas. Entretanto o principal objetivo dos alquímicos de hoje, é de certa forma, o mesmo daqueles antigos alquimistas: Entender a matéria. Eles procuram descobrir de que substancias a matéria é feita, como elas atuam e como podem ser transformadas. Para um cientista, matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Essas duas propriedades massa (m) e volume (v), são característicos de todos os tipos de matéria e permitem definir a densidade (d) do material:
                                                   d=m/v
Hoje sabemos que a matéria é sempre um aglomerado de partículas fundamentais ou (elementares) e que todos os corpos do universo vivos ou não, são agrupamentos dessas partículas. O número de partículas fundamentais conhecidas hoje passa de cem, mas três delas se destacam por estarem presentes em grande parte dos fenômenos observados cotidianamente:
Os elétrons (com carga elétrica negativa), os prótons (com carga elétrica positiva) e os nêutrons (sem carga elétrica).
Essas partículas se juntam em agrupamentos bem definidas chamadas átomos.
Os prótons e os nêutrons juntam-se numa região central denominada núcleo, e os elétrons se distribuem numa nuvem ao redor do núcleo denominada eletrosfera
Modelo atômico, (figura sem proporção real)
Os átomos formam novos agrupamentos, as moléculas e, finalmente, as moléculas se agrupam formando os corpos.
modelo atômico, metano (ch4)

A matéria pode ser apresentada, basicamente, em três estados: sólido, líquido e gasoso que são chamados de estados físicos da matéria. Em condições adequadas, a matéria pode se apresentar em qualquer um dos três estados. O exemplo mais familiar é o da água.
Quando a temperatura é relativamente baixa, a água pode se apresentar no estado sólido, quando, então, recebe o nome de gelo e, nesse estado físico, tem forma de volume bem definidos.

Em temperaturas mais amenas ela se apresenta no estado líquido. Da mesma forma que os sólidos, os líquidos têm volume bem definido, mas sempre assumem a forma do recipiente em que estão contidos.
Quando a temperatura atinge valores elevados, a água passa para o estado gasoso e torna-se um vapor invisível. Uma substancia no estado gasoso não apresenta volume nem forma definidos. Ela espalha-se de modo a preencher todo volume do recipiente no qual está contida.





plano de aula de física

Conteúdo: O mundo que nos rodeia
Tempo de aula: 120 min
Objetivos: entender o que é matéria e seus princípios, preparar os alunos para um estudo da evolução dos modelos atômicos, por meio de uma discussão que mostre a importância da especulação e da experimentação, comportamentos de vários filósofos que buscavam definir o que é matéria.
Por meio dessa discussão, reforçar a noção do modo de construção e do conhecimento científico.
Estratégia e Metodologia: Para começar vou passar um filme cujo o ambiente o de um passado distante, que mostre uma sociedade organizada (cruzada), propor aos alunos que que façam uma viajem no tempo, para que todos se imaginem vivendo na época do filme, sugerir que eles enumerem os materiais (madeira, metal, cerâmica, tecidos, etc.), usados na época em que se passa o filme.
Logo após pedirei que imaginem como explicariam (lá no passado) do que as coisas são feitas. Após essa discussão perguntarei aos alunos como argumentar que a matéria não poderia ser infinitamente divisível? E como argumentar o contrário?

A partir desses questionamentos irei apresentar o histórico das teorias atômicas. Essa discussão é necessária para que os alunos compreendam melhor a importância do estudo da história dos modelos atômicos.

aula de física 1º ano ensino médio

Conteúdo: A história da ciência
Tempo da aula: 120 mim
Objetivo: Apresentar a disciplina de física a turma fazendo uma breve retrospectiva dos conteúdos abordados no 9º ano, procurar fazê-los compreenderem o meio em que vivem através da física, procurando orientá-los e instiga-los através de um passeio e exposição do conteúdo.
Estratégia e Metodologia: Para começar, após uma breve apresentação da professora e da disciplina, propor aos estudantes um passeio para a observação do meio, afim de elencar situações do nosso cotidiano que contenham física, logo após o retorno a sala de aula, sugerir que cada aluno descreva oralmente aonde e no que cada um viu física. E através desses relatos, introduzir o conteúdo A história da ciência:
A física pode ser considerada a base de todas as outras ciências e da tecnologia, pois estuda os componentes básicos de um determinado fenômeno e as leis que governam suas interações.
O campo de estudo da física clássica é geralmente dividido em 5 áreas: mecânica, termologia, óptica, ondas e eletromagnetismo.
A Física Moderna, que teve início com as teorias elaboradas a partir do início do século XX, abrange a realidade, a estrutura atômica, a física da matéria condensada, a física nuclear, as partículas elementares e a astrofísica.
Em nossos estudos procuraremos mostrar de que maneira a física está presente em nosso dia a dia.
Em um simples passeio pelas ruas de nossa comunidade, nós podemos notar inúmeras aplicações da física no ambiente em que vivemos, seja ele nossa casa, a escola ou local de trabalho, estamos constantemente em contato com fenômenos naturais explicados pela física e com máquinas e equipamentos construídos com a teoria desenvolvida em seus vários campos.

Avaliação: A avaliação será feita através do desempenho e interesse de cada aluno.