terça-feira, 30 de maio de 2017

plano de aula de física

Conteúdo: O mundo que nos rodeia
Tempo de aula: 120 min
Objetivos: entender o que é matéria e seus princípios, preparar os alunos para um estudo da evolução dos modelos atômicos, por meio de uma discussão que mostre a importância da especulação e da experimentação, comportamentos de vários filósofos que buscavam definir o que é matéria.
Por meio dessa discussão, reforçar a noção do modo de construção e do conhecimento científico.
Estratégia e Metodologia: Para começar vou passar um filme cujo o ambiente o de um passado distante, que mostre uma sociedade organizada (cruzada), propor aos alunos que que façam uma viajem no tempo, para que todos se imaginem vivendo na época do filme, sugerir que eles enumerem os materiais (madeira, metal, cerâmica, tecidos, etc.), usados na época em que se passa o filme.
Logo após pedirei que imaginem como explicariam (lá no passado) do que as coisas são feitas. Após essa discussão perguntarei aos alunos como argumentar que a matéria não poderia ser infinitamente divisível? E como argumentar o contrário?

A partir desses questionamentos irei apresentar o histórico das teorias atômicas. Essa discussão é necessária para que os alunos compreendam melhor a importância do estudo da história dos modelos atômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário