Conteúdo:
O mundo que nos rodeia
Tempo de
aula: 120 min
Objetivos:
entender o que é matéria e seus princípios,
preparar os alunos para um estudo da evolução dos modelos atômicos, por meio de
uma discussão que mostre a importância da especulação e da experimentação,
comportamentos de vários filósofos que buscavam definir o que é matéria.
Por meio dessa discussão, reforçar a noção do
modo de construção e do conhecimento científico.
Estratégia
e Metodologia: Para começar
vou passar um filme cujo o ambiente o de um passado distante, que mostre uma
sociedade organizada (cruzada), propor aos alunos que que façam uma viajem no
tempo, para que todos se imaginem vivendo na época do filme, sugerir que eles
enumerem os materiais (madeira, metal, cerâmica, tecidos, etc.), usados na
época em que se passa o filme.
Logo após pedirei que imaginem como
explicariam (lá no passado) do que as coisas são feitas. Após essa discussão
perguntarei aos alunos como argumentar que a matéria não poderia ser
infinitamente divisível? E como argumentar o contrário?
A partir desses questionamentos irei
apresentar o histórico das teorias atômicas. Essa discussão é necessária para
que os alunos compreendam melhor a importância do estudo da história dos
modelos atômicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário