terça-feira, 30 de maio de 2017

plano de aula de física 1º ano

3ª aula
27 de março de 2017, após uma breve conversa sobre a aula anterior, comentários sobre o filme e como eram feitos os materiais de antigamente, dei continuidade ao conteúdo da aula com um texto para ajudar a fundamentar os conceitos da ciência física
Tempo de aula: 180 min
Objetivo: levar aos estudantes a compreensão sobre alquimia, uma das ciências mais antigas; e além disso levar entendimento sobre a matéria, de que substancias é feita e como pode ser transformada.  
Estratégia e Metodologia: para começar a aula, farei uma breve conversa com os alunos sobre a aula anterior, para que sejam feitos alguns questionamentos sobre possíveis dúvidas que ainda existam sobre a história da ciência.
Avaliação: a avaliação será contínua, conforme o desempenho dos estudantes.
O Mundo que nos rodeia
A alquimia é uma ciência antiga, que foi muito popular entre 300 a.C e 1700. Seus praticantes- Os alquimistas – tentavam transformar metais baratos como ferro e chumbo, em ouro e prata. Eles, como os gregos antigos desde Aristóteles (384- 322 aC) acreditavam que tudo que existia no universo era constituído por uma simples substância primitiva e sem forma, que quando combinada com quente ou frio ou molhado o seco, se convertia naquilo que era chamado de os “quatro elementos”: terra (seco e frio), fogo (seco e quente), ar (molhado e quente) e água (molhado e frio).

Assim, conforme os alquimistas, seria possível transformar uma substancia em outra apenas mudando a quantidade desses quatro ingredientes. É claro que eles nunca tiveram sucesso nessas tentativas.
A alquimia percorreu um longo caminho desde tempo dos alquimistas. Entretanto o principal objetivo dos alquímicos de hoje, é de certa forma, o mesmo daqueles antigos alquimistas: Entender a matéria. Eles procuram descobrir de que substancias a matéria é feita, como elas atuam e como podem ser transformadas. Para um cientista, matéria é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Essas duas propriedades massa (m) e volume (v), são característicos de todos os tipos de matéria e permitem definir a densidade (d) do material:
                                                   d=m/v
Hoje sabemos que a matéria é sempre um aglomerado de partículas fundamentais ou (elementares) e que todos os corpos do universo vivos ou não, são agrupamentos dessas partículas. O número de partículas fundamentais conhecidas hoje passa de cem, mas três delas se destacam por estarem presentes em grande parte dos fenômenos observados cotidianamente:
Os elétrons (com carga elétrica negativa), os prótons (com carga elétrica positiva) e os nêutrons (sem carga elétrica).
Essas partículas se juntam em agrupamentos bem definidas chamadas átomos.
Os prótons e os nêutrons juntam-se numa região central denominada núcleo, e os elétrons se distribuem numa nuvem ao redor do núcleo denominada eletrosfera
Modelo atômico, (figura sem proporção real)
Os átomos formam novos agrupamentos, as moléculas e, finalmente, as moléculas se agrupam formando os corpos.
modelo atômico, metano (ch4)

A matéria pode ser apresentada, basicamente, em três estados: sólido, líquido e gasoso que são chamados de estados físicos da matéria. Em condições adequadas, a matéria pode se apresentar em qualquer um dos três estados. O exemplo mais familiar é o da água.
Quando a temperatura é relativamente baixa, a água pode se apresentar no estado sólido, quando, então, recebe o nome de gelo e, nesse estado físico, tem forma de volume bem definidos.

Em temperaturas mais amenas ela se apresenta no estado líquido. Da mesma forma que os sólidos, os líquidos têm volume bem definido, mas sempre assumem a forma do recipiente em que estão contidos.
Quando a temperatura atinge valores elevados, a água passa para o estado gasoso e torna-se um vapor invisível. Uma substancia no estado gasoso não apresenta volume nem forma definidos. Ela espalha-se de modo a preencher todo volume do recipiente no qual está contida.





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