terça-feira, 30 de maio de 2017

plano de aula de física 1º ano

Conteúdo: os estados físicos da matéria
Tempo de aula: 240 min
Objetivoreconhecer os diferentes estados físicos da matéria. Compreender a relação entre a temperatura e mudança de estado físico da matéria. Ressaltar que a quantidade de água existente no planeta Terra permanece constante desde a sua formação, o foco da discussão deve ser em que condições ocorrem às mudanças de estado físico da água. Este recurso pode ser encontrado na natureza em diferentes estados (sólido, líquido e gasoso), podendo-se observar também algumas mudanças de estado conforme a temperatura do ambiente, por exemplo, passando do estado líquido para o gasoso (evaporação).
Estratégia metodológica: para começar a aula, levantar alguns questionamentos na sala sobre a água, tais como: Qual sua utilização? Encontramos água sempre da mesma forma? O que acontece se colocarmos água no freezer, por exemplo? E se aquecê-la? O que acontece? Por que o vidro do carro embaça quando está frio?  
 A partir das respostas, propor uma aula de observação utilizando recursos como data show, e vários utensílios e recipientes trazidos de casa pela professora, tais como ferro de passar roupa a vapor, garrafas com gelo, termômetro, jarra elétrica, recipientes para colocar água.
A ideia é que a cada slide passado se faça um experimento e observações sobre o que acontece a cada um.  Durante esta simples observação a professora estimulará com diversas perguntas a fim de que percebam as mudanças de estado da água, como por exemplo, o gelo voltará a ser água líquida, relacionando assim a mudança de estado a temperatura. Posteriormente as informações poderão ser sintetizadas.


Avaliação: a avaliação se dará pela participação e desempenho de cada aluno durante a aula

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