Conteúdo:
os estados físicos da matéria
Tempo de
aula: 240 min
Objetivo: reconhecer
os diferentes estados físicos da matéria. Compreender a relação entre a
temperatura e mudança de estado físico da matéria. Ressaltar que a quantidade
de água existente no planeta Terra permanece constante desde a sua formação, o
foco da discussão deve ser em que condições ocorrem às mudanças de estado
físico da água. Este recurso pode ser encontrado na natureza em diferentes
estados (sólido, líquido e gasoso), podendo-se observar também algumas mudanças
de estado conforme a temperatura do ambiente, por exemplo, passando do estado
líquido para o gasoso (evaporação).
Estratégia metodológica: para
começar a aula, levantar alguns questionamentos na sala sobre a água, tais
como: Qual sua utilização? Encontramos água sempre da mesma forma? O que acontece
se colocarmos água no freezer, por exemplo? E se aquecê-la? O que acontece? Por
que o vidro do carro embaça quando está frio?
A partir das respostas, propor uma aula de
observação utilizando recursos como data show, e vários utensílios e recipientes
trazidos de casa pela professora, tais como ferro de passar roupa a vapor,
garrafas com gelo, termômetro, jarra elétrica, recipientes para colocar água.
A
ideia é que a cada slide passado se faça um experimento e observações sobre o
que acontece a cada um. Durante esta
simples observação a professora estimulará com diversas perguntas a fim de que
percebam as mudanças de estado da água, como por exemplo, o gelo voltará a ser
água líquida, relacionando assim a mudança de estado a temperatura. Posteriormente
as informações poderão ser sintetizadas.
Avaliação: a
avaliação se dará pela participação e desempenho de cada aluno durante a aula
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