Conteúdo: A história da ciência
Tempo da
aula: 120 mim
Objetivo:
Apresentar a disciplina de física a turma fazendo
uma breve retrospectiva dos conteúdos abordados no 9º ano, procurar fazê-los
compreenderem o meio em que vivem através da física, procurando orientá-los e
instiga-los através de um passeio e exposição do conteúdo.
Estratégia
e Metodologia: Para começar,
após uma breve apresentação da professora e da disciplina, propor aos
estudantes um passeio para a observação do meio, afim de elencar situações do
nosso cotidiano que contenham física, logo após o retorno a sala de aula, sugerir
que cada aluno descreva oralmente aonde e no que cada um viu física. E através
desses relatos, introduzir o conteúdo A história da ciência:
A física pode ser considerada a base de todas
as outras ciências e da tecnologia, pois estuda os componentes básicos de um
determinado fenômeno e as leis que governam suas interações.
O campo de estudo da física clássica é geralmente dividido em 5 áreas: mecânica, termologia,
óptica, ondas e eletromagnetismo.
A Física
Moderna, que teve início com as teorias elaboradas a partir do
início do século XX, abrange a realidade, a estrutura atômica, a física da
matéria condensada, a física nuclear, as partículas elementares e a
astrofísica.
Em nossos estudos procuraremos mostrar de que
maneira a física está presente em nosso dia a dia.
Em um simples passeio pelas ruas de nossa
comunidade, nós podemos notar inúmeras aplicações da física no ambiente em que
vivemos, seja ele nossa casa, a escola ou local de trabalho, estamos
constantemente em contato com fenômenos naturais explicados pela física e com máquinas
e equipamentos construídos com a teoria desenvolvida em seus vários campos.
Avaliação:
A avaliação será feita através do desempenho
e interesse de cada aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário