terça-feira, 30 de maio de 2017

aula de física 1º ano ensino médio

Conteúdo: A história da ciência
Tempo da aula: 120 mim
Objetivo: Apresentar a disciplina de física a turma fazendo uma breve retrospectiva dos conteúdos abordados no 9º ano, procurar fazê-los compreenderem o meio em que vivem através da física, procurando orientá-los e instiga-los através de um passeio e exposição do conteúdo.
Estratégia e Metodologia: Para começar, após uma breve apresentação da professora e da disciplina, propor aos estudantes um passeio para a observação do meio, afim de elencar situações do nosso cotidiano que contenham física, logo após o retorno a sala de aula, sugerir que cada aluno descreva oralmente aonde e no que cada um viu física. E através desses relatos, introduzir o conteúdo A história da ciência:
A física pode ser considerada a base de todas as outras ciências e da tecnologia, pois estuda os componentes básicos de um determinado fenômeno e as leis que governam suas interações.
O campo de estudo da física clássica é geralmente dividido em 5 áreas: mecânica, termologia, óptica, ondas e eletromagnetismo.
A Física Moderna, que teve início com as teorias elaboradas a partir do início do século XX, abrange a realidade, a estrutura atômica, a física da matéria condensada, a física nuclear, as partículas elementares e a astrofísica.
Em nossos estudos procuraremos mostrar de que maneira a física está presente em nosso dia a dia.
Em um simples passeio pelas ruas de nossa comunidade, nós podemos notar inúmeras aplicações da física no ambiente em que vivemos, seja ele nossa casa, a escola ou local de trabalho, estamos constantemente em contato com fenômenos naturais explicados pela física e com máquinas e equipamentos construídos com a teoria desenvolvida em seus vários campos.

Avaliação: A avaliação será feita através do desempenho e interesse de cada aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário