ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Profa. Maria Ephigênia
Objetivos
A escola como
organização de trabalho e lugar de ensino-aprendizagem:
§ Conhecendo a unidade
escolar.
§ A pesquisa como
instrumento de conhecimento da escola.
Conhecimento da
escola.
Unidades escolares como organizações aprendentes: aspectos
culturais e organizacionais.
Objetivos
Sistemas de ensino e escolas particulares:
§
Sistema Federal de Ensino.
§
Sistema Estadual de Ensino.
§ Diretoria Regional de Ensino
no Sistema Estadual de Ensino Estadual de Ensino.
§ Sistema Municipal de
Ensino.
A escola como
organização de trabalho e lugar de ensino-aprendizagem Instituição educacional:
§
Compreendida a partir de um ponto de vista amplo leva à compreensão dos
fenômenos educativos em toda a sua complexidade: humana, técnica ou científica.
§ O mundo contemporâneo tem
passado por transformações diversas: econômicas, políticas, sociais e
culturais. A escola como organização de trabalho e lugar de ensino-aprendizagem
Transformações:
§ Avanços tecnológicos.
§ Reestruturação do sistema
de produção.
§
Desenvolvimento da compreensão do papel do Estado papel do Estado.
§ Globalização. A escola,
instituição social, tem sido inquirida de qual seria seu papel frente a essas
transformações. A escola como organização de trabalho e lugar de
ensino-aprendizagem LIBÂNEO (2004, p. 30), gestão centrada na escola:
Perspectiva do ideário neoliberal:
§ colocar a escola como
centro das políticas significa liberar boa parte das políticas significa
liberar boa parte das responsabilidades do Estado, dentro da lógica do mercado,
deixando às comunidades e às escolas a iniciativa de planejar, organizar e
avaliar os serviços educacionais. A escola como organização de trabalho e lugar
de ensino-aprendizagem
Perspectiva
sociocrítica:
§ A
escola é vista como espaço educativo, uma comunidade de aprendizagem construída
por seus atores. A gestão e a organização da escola são A gestão e a
organização da escola são entendidas como práticas educativas:
§
Passam valores, atitudes, modos de agir, influenciando as aprendizagens de
professores e alunos.
A escola como
organização de trabalho e lugar de ensino-aprendizagem
Unidade escolar,
organização social, inserida em um contexto:
§ Adquire características
que a refletem em seu cotidiano.
§ Sua prática realiza Sua
prática realiza-se em condições se em condições historicamente delineadas de
modo que o atendimento das necessidades e interesses diversos ocorra.
Conhecendo a unidade escolar
Conhecendo a unidade escolar:
§ A
escola, organização social, é o lugar em que se concretiza o objetivo do
sistema escolar, ou seja, o atendimento dos alunos nas relações de ensino e
aprendizagem.
Conhecendo a unidade escolar
Três modos da escola
abordar as questões concretas e que, consequentemente, levarão a soluções
também diferentes:
1. centrado na sala
de aula: quando o ponto central da realidade escolar encontra-se na sala de
aula, local em que se dá a chave para mudanças, a relação professor-aluno;
Conhecendo a unidade escolar
2. pautado nas formas
de organização da sociedade: nesta abordagem, as mudanças na escola somente
ocorrerão quando já estiverem concretizadas na sociedade como um todo.
§ As
ações de professores e alunos são reflexos do contexto social em que a escola
está inserida.
Conhecendo a unidade
escolar
3. nível intermediário: não se detém apenas na sala de aula
nem apenas ao contexto social. Para que:
§ se entenda o
funcionamento da escola, é necessária a compreensão da unidade escolar como uma
organização social.
Conhecendo a unidade escolar
Novoa (1992, p. 20):
“trata-se de um
enfoque particular sobre a realidade educativa que valoriza as dimensões
contextuais e ecológicas, procurando que as perspectivas mais gerais e mais particulares
sejam vistas pelo prisma do trabalho interno das organizações escolares.”
Conhecendo a unidade
escolar
É constituída da convivência e da realização de trabalho,
uma construção social:
“leva a por ênfase na
ação dos indivíduos, nos seus interesses, nas suas estratégias, nos seus
sistemas de ação concreta.” (BARROSO, 1996, p. 10).
Conhecendo a unidade
escolar
Caracterizar o
funcionamento de uma organização escolar como fruto de:
§ um compromisso entre a
estrutura formal e as interações entre grupos com interesses distintos;
§ identificar sua
abrangência sob três grandes áreas:
a) estrutura física da escola.
b) estrutura administrativa da escola.
c) estrutura social
da escola.
Conhecendo a unidade
escolar
Militão Silva (2001,
p. 49): “procurar compreender a escola como uma cultura com identidade própria
supõe descobrir os valores, as atitudes, as imagens de realidade, as
manifestações verbais e não verbais que constituem seu processo de comunicação
interna e externa.” Conhecendo a unidade escolar
Perez Gomez (apud
LIBANEO, 2004, p. 32), “a escola, e o sistema educativo em seu conjunto, pode
ser considerada como uma instância de mediação cultural entre os significados,
sentimentos e as condutas da comunidade social e o desenvolvimento humano das
novas gerações.”
Interatividade
A escola deve ser vista como espaço de interação entre
sujeitos que ensinam e sujeitos que aprendem, poderíamos afirmar que:
a) Espaço no qual sujeitos estabelecem relações com o saber.
b) Espaço no qual os
sujeitos estabelecem relações com a autoridade impessoal.
c) Espaço no qual os
sujeitos estabelecem relações com o ensino. relações com o ensino.
d) Espaço no qual os
sujeitos estabelecem relações com os professores.
e) Espaço no qual os sujeitos estabelecem relações entre si.
Conhecendo a unidade
escolar
Conhecimento da realidade da unidade escolar: Sondagem e
Diagnóstico
População-alvo: aluno/
classe
Meio: escolar /comunidade
Professor e
funcionários: pessoa/ profissional
Conhecendo a unidade escolar
A gestão da organização, bem como a organização da gestão:
fatores determinantes:
§ a
criação, recriação e manutenção de um ambiente de aprendizagem que leve a
ambiente de aprendizagem que leve a inovação.
Conhecendo a unidade
escolar
Essa mudança requer dos atores envolvidos na organização uma
mobilização constante visando ao combate a inércia:
“Um conjunto de
alterações deliberadas e planificadas que poderão afetar significativamente os
padrões e as relações de trabalho estabelecidos, bem como os autoconceitos dos
indivíduos e dos grupos.” (GLATTER, 1992, p.145)
A pesquisa como instrumento de conhecimento da escola
A pesquisa como
instrumento de conhecimento da escola:
§ Possibilita um processo
significativo da construção da prática da supervisão e orientação educacional.
A pesquisa como instrumento de conhecimento da escola
André (1999, p. 354):
“porque é na
problematização da realidade que se originam as questões a serem perseguidas e
a partir delas que são escolhidos métodos de trabalho e técnicas de coleta de
dados – o que requer um aprendizado de observação e análise da realidade e um
conhecimento de instrumentais para sua apreensão.”
Unidades escolares
como organizações aprendentes
Unidades escolares
como organizações aprendentes: aspectos culturais e organizacionais.
A cultura
organizacional é o conjunto de pressupostos e relações que um grupo estabeleceu
enquanto sistema social.
Unidades escolares
como organizações aprendentes
Na escola, os contextos organizacionais são estabelecidos,
desenvolvidos pelos atores de determinada organização em suas inter-relações
para aprender a lidar com os problemas de adaptação e integração do grupo.
Unidades escolares
como organizações aprendentes
LIBANEO, 2003, p. 320
“cultura organizacional pode ser definida como: o conjunto de fatores sociais,
culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir da organização como
um todo e o comportamento das pessoas em particular.”
Unidades escolares
como organizações aprendentes
A cultura organizacional aparece de duas formas:
§
cultura instituída.
§ cultura instituinte.
Cultura instituída refere Cultura instituída refere-se às normas se às normas
legais, à estrutura organizacional definida pelos órgãos oficiais, às rotinas,
à grade curricular, aos horários, às normas disciplinares etc.
Unidades escolares
como organizações aprendentes
A cultura instituinte:
§ Aquela que os membros da
escola criam, recriam, em suas relações na vivência cotidiana. Unidades
escolares como organizações aprendentes
Para tanto, a unidade
escolar como organização aprendente:
§ discute, reflete, avalia
e planeja;
§ respostas às necessidades
correspondam aos almejos e aspirações correspondam aos almejos e aspirações da
comunidade de aprendizagem.
Unidades escolares
como organizações aprendentes
§ A
cultura organizacional como ponto de ligação com as áreas de atuação dos atores
da organização aprendente.
§ A ação pedagógica
constitui-se fator de grande importância para a tomada de decisão, seja no
âmbito da escola ou no âmbito do sistema.
Unidades escolares
como organizações aprendentes
O desenvolvimento profissional: professores, diretor,
supervisor e orientador.
Saberes e competências:
§ elaboração e execução do
planejamento elaboração e execução do planejamento escolar: projeto
pedagógico-curricular, planos de ensino, planos de aula;
§ organização e
distribuição do espaço físico, qualidade e adequação dos equipamentos da escola
condições equipamentos da escola condições materiais e didáticas;
Unidades escolares
como organizações aprendentes
Estrutura
organizacional e normas regimentais e disciplinares; habilidades de participação
e intervenção em reuniões de professores, conselho de classe, encontros, e
ações de formação continuada no trabalho; atitudes necessárias a no trabalho;
atitudes necessárias a participação solidária e responsável na gestão da
escola: cooperação, solidariedade, responsabilidade, respeito mútuo, diálogo.
Unidades escolares
como organizações aprendentes
Habilidades para
obter informação em várias fontes, inclusive nos meios de comunicação e
informática; elaboração e desenvolvimento de projetos de investigação;
princípios e práticas de avaliação institucional e avaliação da avaliação
institucional e avaliação da aprendizagem dos alunos; noções sobre
funcionamento da educação e controles contábeis, assim como formas de
participação na utilização e controle dos recursos financeiros recebidos pela
escola.
Interatividade
Novoa (1995), afirma que as organizações escolares, mesmo
integradas em um contexto cultural mais amplo:
a) Reproduzem crenças aprendidas.
b) Produzem uma
cultura interna própria e Produzem uma cultura interna própria e que valida na
expressão dos valores e crenças de que o grupo partilha.
c) Produzem um plano de ensino.
d) Reproduzem
programas e políticas públicas.
e) Produzem projetos
para a comunidade local.
Unidades escolares
como organizações aprendentes
O desenvolvimento de ações que proporcionem a integração dos
membros do grupo:
§ Processo é de grande
importância para a cultura organizacional.
§
Estabelecer o processo de reflexão educativa.
§ A
cultura da escola construída pelos atores.
§ Processo dinâmico
evolutivo Processo dinâmico, evolutivo-aprendizado das soluções que o grupo
encontrou para problemas surgidos.
Unidades escolares como organizações aprendentes
O conteúdo de uma
cultura pode ser definido: “[...] como soma das soluções que funcionaram
suficientemente bem para que se tornem evidentes e sejam transmitidas aos
recém-chegados como formas corretas de captar, de pensar, de sentir e de agir”
(SCHEIN, apud THURLER,1998, p. 183).
Sistemas de ensino e
escolas particulares
O sistema de ensino é um sistema aberto que objetiva
proporcionar educação, especialmente do aspecto escolarização.
Sistemas de ensino e escolas particulares
Toschi (2003, p.
228), ao se organizarem em um sistema encontramos:
§ Elementos materiais:
conjunto das instituições de ensino.
§ Elementos ideais:
conjunto das leis e Elementos ideais: conjunto das leis e normas que regem as
instituições educacionais.
§
Passam a formar uma unidade, no caso, um sistema de ensino.
Sistemas de ensino e
escolas particulares
Toschi (ibidem, p.
235), entende-se sistema de ensino:
“como o conjunto de
instituições de ensino que, sem constituírem uma unidade ou primarem por seu
caráter coletivo, são interligadas por normas, por leis educacionais, e não por
uma intencionalidade.”
Sistemas de ensino e
escolas particulares
Sistema de ensino é
composto por três partes:
§ as
instituições de ensino;
§ o
órgão de administração (ministério ou departamento da educação, ou órgão
departamento da educação, ou órgão equivalente);
§ o
Conselho de Educação.
Sistemas de ensino e escolas particulares
José Augusto Dias (2004, p. 95-96), o sistema de ensino
compreende:
a) uma rede de
escolas;
b) uma estrutura de
sustentação:
§ rede de escolas;
§ subsistema
que se dedica a atividade-fim do sistema e tem duas dimensões:
a) Dimensão Vertical
que abrange os graus de ensino.
b) Dimensão
Horizontal que abarca as modalidades de ensino.
Sistemas de ensino e
escolas particulares
Sistema de ensino:
§ Organização
administrativo-executiva: secretarias, diretorias…
§ Organização normativa:
conselhos.
§
Unidades escolares Unidades escolares.
Sistemas de ensino e escolas particulares
Sistema Federal de
Ensino - artigo 16 da LDBEN 9.394:
§ instituições, órgãos, as
leis e as normas que são de responsabilidade da União, do governo federal;
§ são
realizadas nos estados e municípios;
§
responsabilidade pela manutenção das instituições federais, por meio do
Ministério da Educação.
Sistemas de ensino e escolas particulares
Supervisiona e inspeciona as diversas instituições de ensino
superior particulares.
A normatização deste sistema é realizada pelo órgão
colegiado: Conselho Nacional de Educação (CNE).
Sistemas de ensino e escolas particulares
A Secretaria Estadual
de Educação possui, em sua estrutura:
Diretorias Regionais
de Ensino.
§
função precípua “implementar as políticas publicas estaduais dentro de
políticas publicas estaduais dentro de sua área de abrangência”. (LANZA, 2003)
Sistemas de ensino e escolas particulares
Diretorias de Ensino respondem pela:
§ coordenação,
§
supervisão,
§
planejamento e;
§ execução das atividades
administrativo pedagógicas nas escolas de responsabilidade do estado.
Sistemas de ensino e
escolas particulares
Também:
§
supervisão. Assistência técnica:
§ unidades de ensino da
rede particular;
§
unidades municipais. Quando o Município:
§ não
possui supervisão escolar e;
§ não
possui sistema de ensino próprio.
Sistemas de ensino e
escolas particulares
No estado de São Paulo, as Diretorias Regionais de Ensino
têm entre suas atribuições:
§
executar a política educacional da Secretaria da Educação;
§
acompanhar o desenvolvimento do ensino;
§
prestar assistência técnico administrativa aos diretores de escola de sua área
de atuação; sua área de atuação;
Sistemas de ensino e escolas particulares
§
assegurar a retroinformação ao planejamento curricular;
§
sugerir oportunidades de formação para os recursos humanos da diretoria de
acordo com a necessidade;
§ dar pareceres, realizar
estudos e desenvolver outras atividades relacionadas com as suas atribuições.
Sistemas de ensino e escolas particulares
§
colaborar na difusão e implementação das normas pedagógicas emanadas dos órgãos
superiores;
§ avaliar os resultados do
processo ensino-aprendizagem;
§
analisar dados relativos a Diretoria e elaborar alternativas de solução para os
problemas específicos de cada nível e modalidade de ensino;
Interatividade
Para José Augusto
Dias (2004, p. 95-96), o sistema de ensino compreende:
a) Diretorias de
Ensino e escolas.
b) Escolas públicas e particulares.
c) Uma rede de
escolas e uma estrutura de Uma rede de escolas e uma estrutura de sustentação
(rede de escolas e subsistema que se dedica a atividade-fim do sistema).
d) Escolas Federais,
Estaduais e Municipais.
e) Conselhos de
Educação e Diretorias de Ensino.
Sistema Municipal de
Ensino compreende:
§ unidades escolares
municipais;
§
órgão administrativo da Secretaria Municipal de Educação;
§
instituições de ensino particulares de instituições de ensino particulares de
Educação Infantil;
§
Conselho Municipal de Educação.
Atende a legislação
educacional estadual e federal.
Exerce função
normativa, deliberativa, consultiva e fiscalizadora da rede municipal de ensino
e das escolas particulares de Educação Infantil.
Escolas particulares, art. 20 da Lei 9394/96 estabelece que
as instituições privadas de ensino apresentam as seguintes categorias:
I.
Particulares em sentido estrito: são instituídas
e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado;
II.
Comunitárias:
instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas,
inclusive cooperativas de pais, professores e alunos;
III.
Confessionais:
instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas
que atendem a orientação confessional e ideologia específicas;
IV.
Filantrópicas, na forma da lei.
LIBANEO (2004, p. 53):
“para que a escola exercite seu
papel na construção da democracia social e política, são propostos cinco
objetivos:
1. promover o desenvolvimento de
promover o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais dos
alunos (processos mentais, estratégias de aprendizagem, competências do pensar
e pensamento crítico) por meio dos conteúdos escolares;
2. promover as condições para o fortalecimento da subjetividade e da
identidade cultural dos alunos, incluindo o desenvolvimento da criatividade, da
sensibilidade, da imaginação;
3. preparar para o trabalho e para
a sociedade tecnológica e comunicacional, implicando preparação tecnológica
(saber tomar decisões, fazer análises globalizantes, interpretar informações de
toda natureza ter atitude de pesquisa toda natureza, ter atitude de pesquisa,
saber trabalhar junto etc.);
4. formar para a cidadania
crítica, isto é, forma um cidadão-trabalhador capaz de interferir criticamente
na realidade para transformá-la e não apenas formar para integrar o mercado de
trabalho;
5. desenvolver a formação para
valores éticos, isto é, formação de qualidades morais, traços de caráter,
atitudes, convicções humanistas e humanitárias.”
A escola e sua função social:
A organização educacional, escola,
é uma instituição social que tem objetivo.
§
O desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos
alunos, físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos
conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) de
maneira contextualizada, a fim de tornar seus alunos cidadãos participativos na
sociedade em que vivem.
LIBANEO (2005, p. 117):
“Devemos inferir, portanto, que a educação de qualidade é aquela mediante
a qual a escola promove, para todos, os domínios dos conhecimentos e o
desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao
atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos.”
Penin e Vieira (2002, p. 26), faz-se necessário que a escola repense:
§ sua organização, sua
gestão, seus processos formadores;
§ sua maneira de definir os
tempos, os sua maneira de definir os tempos, os espaços, os meios e as formas
de ensinar, ou seja, o seu jeito de fazer escola!
§ ensinar bem e preparar os
indivíduos para exercer a cidadania e o trabalho no para exercer a cidadania e
o trabalho no contexto de uma sociedade complexa, enquanto se realizam como
pessoas.
Gracindo (2007, p. 45) afirma que:
“a escola ao assumir a qualidade
social, está atenta ao desenvolvimento do ser social em todas as suas
dimensões: no econômico (inserção no mundo do trabalho); no cultural
(apropriação, desenvolvimento e sistematização da cultura popular e cultura
universal); no político (emancipação do cidadão).”
O papel da escola na vida e a sua função social: “uma instituição social,
um órgão feliz e vivo, no conjunto de instituições necessárias a vida, o lugar
onde vivem a criança, a adolescência e a mocidade, de conformidade com os
interesses e as alegrias profundas de sua natureza [...]” (LIBÂNEO, 2005, p.
118)
A concepção positiva da escola, como uma instituição social, limitada na
sua ação educativa, pela pluralidade e diversidade presentes no movimento das
sociedades:
§ A necessidade de
reorganizá-la, como um organismo maleável e vivo.
§
Perceber a presença de múltiplos elementos materiais e espirituais da
coletividade. § Desenvolver o poder de
iniciativa e o Desenvolver o poder de iniciativa e o espírito de cooperação
social.
O papel dos sistemas de ensino:
Desenvolver o poder de iniciativa e o espírito de cooperação social entre os
pais, os professores, a imprensa e todas as demais instituições diretamente
interessadas na obra da educação.
Interatividade
Libâneo defende que a escola deve
exercitar seu papel na construção da democracia social e política, e para isso:
promover o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e
sociais dos alunos;
II. promover as condições para o fortalecimento da subjetividade e da
identidade cultural dos alunos;
III. preparar para o trabalho e
para a sociedade tecnológica e comunicacional, implicando preparação
tecnológica.
Estão corretas as afirmativas:
a) I.
b) II.
c) III.
d) I, II e III.
e) II e III.
Reflexão
“Da minha aldeia vejo quanto da
terra se pode ver no Universo... Por isso a minha aldeia e tão grande como
outra terra qualquer. Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha
altura...”
FERNANDO PESSOA.
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