sábado, 26 de março de 2016

Conteúdo de uma aula de ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL unidade l

ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Profa. Maria Ephigênia
Objetivos
 A escola como organização de trabalho e lugar de ensino-aprendizagem:
 § Conhecendo a unidade escolar.
 § A pesquisa como instrumento de conhecimento da escola.
 Conhecimento da escola.
Unidades escolares como organizações aprendentes: aspectos culturais e organizacionais.
 Objetivos
Sistemas de ensino e escolas particulares:
§ Sistema Federal de Ensino.
§ Sistema Estadual de Ensino.
 § Diretoria Regional de Ensino no Sistema Estadual de Ensino Estadual de Ensino.
 § Sistema Municipal de Ensino.
 A escola como organização de trabalho e lugar de ensino-aprendizagem Instituição educacional:
§ Compreendida a partir de um ponto de vista amplo leva à compreensão dos fenômenos educativos em toda a sua complexidade: humana, técnica ou científica.
 § O mundo contemporâneo tem passado por transformações diversas: econômicas, políticas, sociais e culturais. A escola como organização de trabalho e lugar de ensino-aprendizagem Transformações:
 § Avanços tecnológicos.
 § Reestruturação do sistema de produção.
§ Desenvolvimento da compreensão do papel do Estado papel do Estado.
 § Globalização. A escola, instituição social, tem sido inquirida de qual seria seu papel frente a essas transformações. A escola como organização de trabalho e lugar de ensino-aprendizagem LIBÂNEO (2004, p. 30), gestão centrada na escola: Perspectiva do ideário neoliberal:
 § colocar a escola como centro das políticas significa liberar boa parte das políticas significa liberar boa parte das responsabilidades do Estado, dentro da lógica do mercado, deixando às comunidades e às escolas a iniciativa de planejar, organizar e avaliar os serviços educacionais. A escola como organização de trabalho e lugar de ensino-aprendizagem
 Perspectiva sociocrítica:
§ A escola é vista como espaço educativo, uma comunidade de aprendizagem construída por seus atores. A gestão e a organização da escola são A gestão e a organização da escola são entendidas como práticas educativas:
§ Passam valores, atitudes, modos de agir, influenciando as aprendizagens de professores e alunos.
 A escola como organização de trabalho e lugar de ensino-aprendizagem
 Unidade escolar, organização social, inserida em um contexto:
 § Adquire características que a refletem em seu cotidiano.
 § Sua prática realiza Sua prática realiza-se em condições se em condições historicamente delineadas de modo que o atendimento das necessidades e interesses diversos ocorra. Conhecendo a unidade escolar
Conhecendo a unidade escolar:
§ A escola, organização social, é o lugar em que se concretiza o objetivo do sistema escolar, ou seja, o atendimento dos alunos nas relações de ensino e aprendizagem.
Conhecendo a unidade escolar
 Três modos da escola abordar as questões concretas e que, consequentemente, levarão a soluções também diferentes:
 1. centrado na sala de aula: quando o ponto central da realidade escolar encontra-se na sala de aula, local em que se dá a chave para mudanças, a relação professor-aluno; Conhecendo a unidade escolar
 2. pautado nas formas de organização da sociedade: nesta abordagem, as mudanças na escola somente ocorrerão quando já estiverem concretizadas na sociedade como um todo.
§ As ações de professores e alunos são reflexos do contexto social em que a escola está inserida.
 Conhecendo a unidade escolar
3. nível intermediário: não se detém apenas na sala de aula nem apenas ao contexto social. Para que:
 § se entenda o funcionamento da escola, é necessária a compreensão da unidade escolar como uma organização social.
Conhecendo a unidade escolar
Novoa (1992, p. 20):
 “trata-se de um enfoque particular sobre a realidade educativa que valoriza as dimensões contextuais e ecológicas, procurando que as perspectivas mais gerais e mais particulares sejam vistas pelo prisma do trabalho interno das organizações escolares.”
 Conhecendo a unidade escolar
É constituída da convivência e da realização de trabalho, uma construção social:
 “leva a por ênfase na ação dos indivíduos, nos seus interesses, nas suas estratégias, nos seus sistemas de ação concreta.” (BARROSO, 1996, p. 10).
 Conhecendo a unidade escolar
 Caracterizar o funcionamento de uma organização escolar como fruto de:
 § um compromisso entre a estrutura formal e as interações entre grupos com interesses distintos;
 § identificar sua abrangência sob três grandes áreas:
a) estrutura física da escola.
b) estrutura administrativa da escola.
 c) estrutura social da escola.
 Conhecendo a unidade escolar
 Militão Silva (2001, p. 49): “procurar compreender a escola como uma cultura com identidade própria supõe descobrir os valores, as atitudes, as imagens de realidade, as manifestações verbais e não verbais que constituem seu processo de comunicação interna e externa.” Conhecendo a unidade escolar
 Perez Gomez (apud LIBANEO, 2004, p. 32), “a escola, e o sistema educativo em seu conjunto, pode ser considerada como uma instância de mediação cultural entre os significados, sentimentos e as condutas da comunidade social e o desenvolvimento humano das novas gerações.”
Interatividade
A escola deve ser vista como espaço de interação entre sujeitos que ensinam e sujeitos que aprendem, poderíamos afirmar que:
a) Espaço no qual sujeitos estabelecem relações com o saber.
 b) Espaço no qual os sujeitos estabelecem relações com a autoridade impessoal.
 c) Espaço no qual os sujeitos estabelecem relações com o ensino. relações com o ensino.
 d) Espaço no qual os sujeitos estabelecem relações com os professores.
e) Espaço no qual os sujeitos estabelecem relações entre si.
 Conhecendo a unidade escolar
Conhecimento da realidade da unidade escolar: Sondagem e Diagnóstico
 População-alvo: aluno/ classe
 Meio: escolar /comunidade
 Professor e funcionários: pessoa/ profissional
Conhecendo a unidade escolar
A gestão da organização, bem como a organização da gestão:
fatores determinantes:
§ a criação, recriação e manutenção de um ambiente de aprendizagem que leve a ambiente de aprendizagem que leve a inovação.
 Conhecendo a unidade escolar
Essa mudança requer dos atores envolvidos na organização uma mobilização constante visando ao combate a inércia:
 “Um conjunto de alterações deliberadas e planificadas que poderão afetar significativamente os padrões e as relações de trabalho estabelecidos, bem como os autoconceitos dos indivíduos e dos grupos.” (GLATTER, 1992, p.145)
A pesquisa como instrumento de conhecimento da escola
 A pesquisa como instrumento de conhecimento da escola:
 § Possibilita um processo significativo da construção da prática da supervisão e orientação educacional.
A pesquisa como instrumento de conhecimento da escola
 André (1999, p. 354):
 “porque é na problematização da realidade que se originam as questões a serem perseguidas e a partir delas que são escolhidos métodos de trabalho e técnicas de coleta de dados – o que requer um aprendizado de observação e análise da realidade e um conhecimento de instrumentais para sua apreensão.”
 Unidades escolares como organizações aprendentes
 Unidades escolares como organizações aprendentes: aspectos culturais e organizacionais.
 A cultura organizacional é o conjunto de pressupostos e relações que um grupo estabeleceu enquanto sistema social.
 Unidades escolares como organizações aprendentes
Na escola, os contextos organizacionais são estabelecidos, desenvolvidos pelos atores de determinada organização em suas inter-relações para aprender a lidar com os problemas de adaptação e integração do grupo.
 Unidades escolares como organizações aprendentes
 LIBANEO, 2003, p. 320 “cultura organizacional pode ser definida como: o conjunto de fatores sociais, culturais e psicológicos que influenciam os modos de agir da organização como um todo e o comportamento das pessoas em particular.”
 Unidades escolares como organizações aprendentes
A cultura organizacional aparece de duas formas:
§ cultura instituída.
 § cultura instituinte. Cultura instituída refere Cultura instituída refere-se às normas se às normas legais, à estrutura organizacional definida pelos órgãos oficiais, às rotinas, à grade curricular, aos horários, às normas disciplinares etc.
 Unidades escolares como organizações aprendentes
A cultura instituinte:
 § Aquela que os membros da escola criam, recriam, em suas relações na vivência cotidiana. Unidades escolares como organizações aprendentes
 Para tanto, a unidade escolar como organização aprendente:
 § discute, reflete, avalia e planeja;
 § respostas às necessidades correspondam aos almejos e aspirações correspondam aos almejos e aspirações da comunidade de aprendizagem.
 Unidades escolares como organizações aprendentes
§ A cultura organizacional como ponto de ligação com as áreas de atuação dos atores da organização aprendente.
 § A ação pedagógica constitui-se fator de grande importância para a tomada de decisão, seja no âmbito da escola ou no âmbito do sistema.
 Unidades escolares como organizações aprendentes
O desenvolvimento profissional: professores, diretor, supervisor e orientador.
Saberes e competências:
 § elaboração e execução do planejamento elaboração e execução do planejamento escolar: projeto pedagógico-curricular, planos de ensino, planos de aula;
 § organização e distribuição do espaço físico, qualidade e adequação dos equipamentos da escola condições equipamentos da escola condições materiais e didáticas;
 Unidades escolares como organizações aprendentes
 Estrutura organizacional e normas regimentais e disciplinares; habilidades de participação e intervenção em reuniões de professores, conselho de classe, encontros, e ações de formação continuada no trabalho; atitudes necessárias a no trabalho; atitudes necessárias a participação solidária e responsável na gestão da escola: cooperação, solidariedade, responsabilidade, respeito mútuo, diálogo.
 Unidades escolares como organizações aprendentes
 Habilidades para obter informação em várias fontes, inclusive nos meios de comunicação e informática; elaboração e desenvolvimento de projetos de investigação; princípios e práticas de avaliação institucional e avaliação da avaliação institucional e avaliação da aprendizagem dos alunos; noções sobre funcionamento da educação e controles contábeis, assim como formas de participação na utilização e controle dos recursos financeiros recebidos pela escola.
 Interatividade
Novoa (1995), afirma que as organizações escolares, mesmo integradas em um contexto cultural mais amplo:
a) Reproduzem crenças aprendidas.
 b) Produzem uma cultura interna própria e Produzem uma cultura interna própria e que valida na expressão dos valores e crenças de que o grupo partilha.
c) Produzem um plano de ensino.
 d) Reproduzem programas e políticas públicas.
 e) Produzem projetos para a comunidade local.
 Unidades escolares como organizações aprendentes
O desenvolvimento de ações que proporcionem a integração dos membros do grupo:
 § Processo é de grande importância para a cultura organizacional.
§ Estabelecer o processo de reflexão educativa.
§ A cultura da escola construída pelos atores.
 § Processo dinâmico evolutivo Processo dinâmico, evolutivo-aprendizado das soluções que o grupo encontrou para problemas surgidos.
Unidades escolares como organizações aprendentes
 O conteúdo de uma cultura pode ser definido: “[...] como soma das soluções que funcionaram suficientemente bem para que se tornem evidentes e sejam transmitidas aos recém-chegados como formas corretas de captar, de pensar, de sentir e de agir”
(SCHEIN, apud THURLER,1998, p. 183).
 Sistemas de ensino e escolas particulares
O sistema de ensino é um sistema aberto que objetiva proporcionar educação, especialmente do aspecto escolarização.
Sistemas de ensino e escolas particulares
 Toschi (2003, p. 228), ao se organizarem em um sistema encontramos:
 § Elementos materiais: conjunto das instituições de ensino.
 § Elementos ideais: conjunto das leis e Elementos ideais: conjunto das leis e normas que regem as instituições educacionais.
§ Passam a formar uma unidade, no caso, um sistema de ensino.
 Sistemas de ensino e escolas particulares
 Toschi (ibidem, p. 235), entende-se sistema de ensino:
 “como o conjunto de instituições de ensino que, sem constituírem uma unidade ou primarem por seu caráter coletivo, são interligadas por normas, por leis educacionais, e não por uma intencionalidade.”
 Sistemas de ensino e escolas particulares
 Sistema de ensino é composto por três partes:
§ as instituições de ensino;
§ o órgão de administração (ministério ou departamento da educação, ou órgão departamento da educação, ou órgão equivalente);
§ o Conselho de Educação.
Sistemas de ensino e escolas particulares
José Augusto Dias (2004, p. 95-96), o sistema de ensino compreende:
 a) uma rede de escolas;
 b) uma estrutura de sustentação:
 § rede de escolas;
§ subsistema que se dedica a atividade-fim do sistema e tem duas dimensões:
 a) Dimensão Vertical que abrange os graus de ensino.
 b) Dimensão Horizontal que abarca as modalidades de ensino.
 Sistemas de ensino e escolas particulares
 Sistema de ensino:
 § Organização administrativo-executiva: secretarias, diretorias…
 § Organização normativa: conselhos.
§ Unidades escolares Unidades escolares.
Sistemas de ensino e escolas particulares
 Sistema Federal de Ensino - artigo 16 da LDBEN 9.394:
 § instituições, órgãos, as leis e as normas que são de responsabilidade da União, do governo federal;
§ são realizadas nos estados e municípios;
§ responsabilidade pela manutenção das instituições federais, por meio do Ministério da Educação.
Sistemas de ensino e escolas particulares
Supervisiona e inspeciona as diversas instituições de ensino superior particulares.
A normatização deste sistema é realizada pelo órgão colegiado: Conselho Nacional de Educação (CNE).
Sistemas de ensino e escolas particulares
 A Secretaria Estadual de Educação possui, em sua estrutura:
 Diretorias Regionais de Ensino.
§ função precípua “implementar as políticas publicas estaduais dentro de políticas publicas estaduais dentro de sua área de abrangência”. (LANZA, 2003)
Sistemas de ensino e escolas particulares
Diretorias de Ensino respondem pela:
 § coordenação,
§ supervisão,
§ planejamento e;
 § execução das atividades administrativo pedagógicas nas escolas de responsabilidade do estado.
 Sistemas de ensino e escolas particulares
 Também:
§ supervisão. Assistência técnica:
 § unidades de ensino da rede particular;
§ unidades municipais. Quando o Município:
§ não possui supervisão escolar e;
§ não possui sistema de ensino próprio.
 Sistemas de ensino e escolas particulares
No estado de São Paulo, as Diretorias Regionais de Ensino têm entre suas atribuições:
§ executar a política educacional da Secretaria da Educação;
§ acompanhar o desenvolvimento do ensino;
§ prestar assistência técnico administrativa aos diretores de escola de sua área de atuação; sua área de atuação;
Sistemas de ensino e escolas particulares
§ assegurar a retroinformação ao planejamento curricular;
§ sugerir oportunidades de formação para os recursos humanos da diretoria de acordo com a necessidade;
 § dar pareceres, realizar estudos e desenvolver outras atividades relacionadas com as suas atribuições.
Sistemas de ensino e escolas particulares
§ colaborar na difusão e implementação das normas pedagógicas emanadas dos órgãos superiores;
 § avaliar os resultados do processo ensino-aprendizagem;
§ analisar dados relativos a Diretoria e elaborar alternativas de solução para os problemas específicos de cada nível e modalidade de ensino;
 Interatividade
 Para José Augusto Dias (2004, p. 95-96), o sistema de ensino compreende:
 a) Diretorias de Ensino e escolas.
b) Escolas públicas e particulares.
 c) Uma rede de escolas e uma estrutura de Uma rede de escolas e uma estrutura de sustentação (rede de escolas e subsistema que se dedica a atividade-fim do sistema).
 d) Escolas Federais, Estaduais e Municipais.
 e) Conselhos de Educação e Diretorias de Ensino.
 Sistema Municipal de Ensino compreende:
 § unidades escolares municipais;
§ órgão administrativo da Secretaria Municipal de Educação;
§ instituições de ensino particulares de instituições de ensino particulares de Educação Infantil;
§ Conselho Municipal de Educação.
 Atende a legislação educacional estadual e federal.
 Exerce função normativa, deliberativa, consultiva e fiscalizadora da rede municipal de ensino e das escolas particulares de Educação Infantil.
Escolas particulares, art. 20 da Lei 9394/96 estabelece que as instituições privadas de ensino apresentam as seguintes categorias:
I.                     Particulares em sentido estrito: são instituídas e mantidas por uma ou mais pessoas físicas ou jurídicas de direito privado;
II.                    Comunitárias: instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas, inclusive cooperativas de pais, professores e alunos;
III.                   Confessionais: instituídas por grupos de pessoas físicas ou por uma ou mais pessoas jurídicas que atendem a orientação confessional e ideologia específicas;
IV.                Filantrópicas, na forma da lei.
 LIBANEO (2004, p. 53):
 “para que a escola exercite seu papel na construção da democracia social e política, são propostos cinco objetivos:
 1. promover o desenvolvimento de promover o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais dos alunos (processos mentais, estratégias de aprendizagem, competências do pensar e pensamento crítico) por meio dos conteúdos escolares;
2. promover as condições para o fortalecimento da subjetividade e da identidade cultural dos alunos, incluindo o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade, da imaginação;
 3. preparar para o trabalho e para a sociedade tecnológica e comunicacional, implicando preparação tecnológica (saber tomar decisões, fazer análises globalizantes, interpretar informações de toda natureza ter atitude de pesquisa toda natureza, ter atitude de pesquisa, saber trabalhar junto etc.);
 4. formar para a cidadania crítica, isto é, forma um cidadão-trabalhador capaz de interferir criticamente na realidade para transformá-la e não apenas formar para integrar o mercado de trabalho;
 5. desenvolver a formação para valores éticos, isto é, formação de qualidades morais, traços de caráter, atitudes, convicções humanistas e humanitárias.”
 A escola e sua função social:
 A organização educacional, escola, é uma instituição social que tem objetivo.
 § O desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, físicas, cognitivas e afetivas dos alunos, por meio da aprendizagem dos conteúdos (conhecimentos, habilidades, procedimentos, atitudes, e valores) de maneira contextualizada, a fim de tornar seus alunos cidadãos participativos na sociedade em que vivem.
 LIBANEO (2005, p. 117):
“Devemos inferir, portanto, que a educação de qualidade é aquela mediante a qual a escola promove, para todos, os domínios dos conhecimentos e o desenvolvimento de capacidades cognitivas e afetivas indispensáveis ao atendimento de necessidades individuais e sociais dos alunos.”

Penin e Vieira (2002, p. 26), faz-se necessário que a escola repense:
§ sua organização, sua gestão, seus processos formadores;
§ sua maneira de definir os tempos, os sua maneira de definir os tempos, os espaços, os meios e as formas de ensinar, ou seja, o seu jeito de fazer escola!
§ ensinar bem e preparar os indivíduos para exercer a cidadania e o trabalho no para exercer a cidadania e o trabalho no contexto de uma sociedade complexa, enquanto se realizam como pessoas.
 Gracindo (2007, p. 45) afirma que:
 “a escola ao assumir a qualidade social, está atenta ao desenvolvimento do ser social em todas as suas dimensões: no econômico (inserção no mundo do trabalho); no cultural (apropriação, desenvolvimento e sistematização da cultura popular e cultura universal); no político (emancipação do cidadão).”
O papel da escola na vida e a sua função social: “uma instituição social, um órgão feliz e vivo, no conjunto de instituições necessárias a vida, o lugar onde vivem a criança, a adolescência e a mocidade, de conformidade com os interesses e as alegrias profundas de sua natureza [...]” (LIBÂNEO, 2005, p. 118)
A concepção positiva da escola, como uma instituição social, limitada na sua ação educativa, pela pluralidade e diversidade presentes no movimento das sociedades:
§ A necessidade de reorganizá-la, como um organismo maleável e vivo.
 § Perceber a presença de múltiplos elementos materiais e espirituais da coletividade.   § Desenvolver o poder de iniciativa e o Desenvolver o poder de iniciativa e o espírito de cooperação social.
 O papel dos sistemas de ensino: Desenvolver o poder de iniciativa e o espírito de cooperação social entre os pais, os professores, a imprensa e todas as demais instituições diretamente interessadas na obra da educação.
 Interatividade
 Libâneo defende que a escola deve exercitar seu papel na construção da democracia social e política, e para isso:
promover o desenvolvimento de capacidades cognitivas, operativas e sociais dos alunos;
II. promover as condições para o fortalecimento da subjetividade e da identidade cultural dos alunos;
 III. preparar para o trabalho e para a sociedade tecnológica e comunicacional, implicando preparação tecnológica.
 Estão corretas as afirmativas:
a) I.
 b) II.
 c) III.
 d) I, II e III.
 e) II e III.

Reflexão

 “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no Universo... Por isso a minha aldeia e tão grande como outra terra qualquer. Porque eu sou do tamanho do que vejo
 E não do tamanho da minha altura...”
                                                                                   FERNANDO PESSOA.

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