sábado, 26 de março de 2016

TI

  • Pergunta 1

    1 em 1 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    c. 
     Verifica-se a relação entre cinema e atualidade pelas imagens tecnológicas de cada cena.
  • Pergunta 2

    1 em 1 pontos
    Correta
    Quanto à metodologia para trabalhar com filmes em sala de aula, a informação incorreta é:
    Resposta Selecionada:
    e. 
     deve-se manter a ideia original da história, sem relacioná-la com o ponto de vista atual do professor/aluno.



  • Pergunta 3

    1 em 1 pontos
    Correta
    Ao trabalhar filme em sala de aula, pressupõe-se que o professor:
    I. Faça um planejamento prévio, por meio do qual tenha clareza quanto aos objetivos relativos à utilização do filme.
    II. Decida se o filme será utilizado na íntegra ou apenas em alguns trechos (e quais seriam, nesse caso, as sequências selecionadas).
    III. Defina qual a relação entre o filme e os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula.  
    Está(ão) correto(s):
    Resposta Selecionada:
    a. 
     Todos os pressupostos são corretos.

  • Pergunta 4

    1 em 1 pontos
    Correta
    Sobre um filme brasileiro como “Os Trapalhões e o Mágico de Oróz” (1984) é correto afirmar que:
    I. recorre ao imaginário literário infanto-juvenil estrangeiro, imaginário também utilizado pelo cinema estrangeiro desde a época clássica;
    II. possui pretensões de uma certa crítica social, tendo como referência os temas nacionais;
    III. é uma realização inspirada no cinema contemporâneo, em suas temáticas e principalmente “efeitos”, procurando utilizar mais os recursos técnicos e as possibilidades de estúdio;
    IV. procura uma sintonia com um imaginário internacional e modernizado. 
    Está(ão) correta(s):
    Resposta Selecionada:
    d. 
    As afirmativas I, II, III e IV.

  • Pergunta 5

    1 em 1 pontos
    Correta
    Entre as características que marcam o filme infantil, não consta:
    Resposta Selecionada:
    a.
     ser uma arte geralmente anônima, pois é resultado de várias colaborações, que passam de geração em geração ao longo do tempo, geralmente feita oralmente.
  • Pergunta 6

    1 em 1 pontos
    Correta
    As cores são um dos elementos básicos da linguagem visual. Além de colaborar com a luminosidade de um filme, as cores podem também assumir forças simbólicas. Em qual das cenas de filmes as cores simbolizam equilíbrio e vida?
    Resposta Selecionada:
    e. 
    .

     e.JPG
  • Pergunta 7

    1 em 1 pontos
    Correta
    A construção da imagem cinematográfica vai além do visual, tendo como apoio a estrutura de cenas, o trabalho de câmera, o som, os diálogos, as locações, entre outras. Todo esse conjunto que compõe a imagem do filme traz, além da narrativa propriamente dita, a intertextualidade construída por uma variedade de meios de representação. Assinale a alternativa em que se verifica que não há relação de intertextualidade entre as histórias.

    Resposta Selecionada:
    c. 
     101 dálmatas (filme de Walt Disney) – Madagascar (filme Eric Darnell e Tom McGrath).
  • Pergunta 8

    1 em 1 pontos
    Correta
    Resposta Selecionada:
    b. 
     Houve alteração no reino, percebida pela mudança de cores, com cores quentes na cena I e cores sombrias e escuras na cena II.
  • Pergunta 9

    1 em 1 pontos
    Correta
    Algumas cenas, no decorrer da história do cinema, tornaram-se extremamente famosas, sendo repetidas em muitos filmes posteriores ou em situações fora do cinema. Tais cenas são copiadas, plagiadas, parodiadas, prestigiadas, sendo representadas em outros filmes, festas, nas ruas etc. A este fenômeno chamamos intertextualidade. Dos pares de cenas a seguir, identifique aquele que não tem relação intertextual entre as cenas.
    Resposta Selecionada:
    e. 
    .

     1-e.JPG
  • Pergunta 10

    1 em 1 pontos
    Correta
    São vários os posicionamentos sobre cinema na escola, entre eles:
    I. “Uma característica do cinema é permitir uma pronta identificação com a plateia. É comum o estudante se projetar no papel dos personagens, o que deve ser aproveitado pelo professor para trabalhar comportamentos e paradigmas sociais com filmes”.
    Revista Nova Escola. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/cinema-escola-filmes-tecnologia-audiovisual-556044.shtml?page=3 
    II. “O valor das imagens não se encontra na conformidade possível com uma pretensa realidade que elas espelham, mas, sim, no universo de significações que se exprime através delas”.
    Disponível em http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12 
    III. “Para apreciarmos a arte, é necessário aprender sobre ela. Aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte”.
    Disponível em http://pt.slideshare.net/lozo95/apostila-de-arte
    Considera(m)-se adequado(s) o(s) posicionamento(s) exposto na(s) afirmativa(s):
    Resposta Selecionada:
    d. 
     I, II e III;

Nenhum comentário:

Postar um comentário