Pergunta 1
Resposta Selecionada: c.
Verifica-se a relação entre cinema e atualidade pelas imagens tecnológicas de cada cena.Pergunta 2
Quanto à metodologia para trabalhar com filmes em sala de aula, a informação incorreta é:Resposta Selecionada: e.
deve-se manter a ideia original da história, sem relacioná-la com o ponto de vista atual do professor/aluno.
Pergunta 3
Ao trabalhar filme em sala de aula, pressupõe-se que o professor:I. Faça um planejamento prévio, por meio do qual tenha clareza quanto aos objetivos relativos à utilização do filme.II. Decida se o filme será utilizado na íntegra ou apenas em alguns trechos (e quais seriam, nesse caso, as sequências selecionadas).III. Defina qual a relação entre o filme e os conteúdos que estão sendo trabalhados em sala de aula.Está(ão) correto(s):Resposta Selecionada: a.
Todos os pressupostos são corretos.Pergunta 4
Sobre um filme brasileiro como “Os Trapalhões e o Mágico de Oróz” (1984) é correto afirmar que:I. recorre ao imaginário literário infanto-juvenil estrangeiro, imaginário também utilizado pelo cinema estrangeiro desde a época clássica;II. possui pretensões de uma certa crítica social, tendo como referência os temas nacionais;III. é uma realização inspirada no cinema contemporâneo, em suas temáticas e principalmente “efeitos”, procurando utilizar mais os recursos técnicos e as possibilidades de estúdio;IV. procura uma sintonia com um imaginário internacional e modernizado.Está(ão) correta(s):Resposta Selecionada: d.
As afirmativas I, II, III e IV.Pergunta 5
Entre as características que marcam o filme infantil, não consta:Resposta Selecionada: a.
ser uma arte geralmente anônima, pois é resultado de várias colaborações, que passam de geração em geração ao longo do tempo, geralmente feita oralmente.Pergunta 6
As cores são um dos elementos básicos da linguagem visual. Além de colaborar com a luminosidade de um filme, as cores podem também assumir forças simbólicas. Em qual das cenas de filmes as cores simbolizam equilíbrio e vida?Resposta Selecionada: e.
.Pergunta 7
A construção da imagem cinematográfica vai além do visual, tendo como apoio a estrutura de cenas, o trabalho de câmera, o som, os diálogos, as locações, entre outras. Todo esse conjunto que compõe a imagem do filme traz, além da narrativa propriamente dita, a intertextualidade construída por uma variedade de meios de representação. Assinale a alternativa em que se verifica que não há relação de intertextualidade entre as histórias.Resposta Selecionada: Pergunta 8
Resposta Selecionada: b.
Houve alteração no reino, percebida pela mudança de cores, com cores quentes na cena I e cores sombrias e escuras na cena II.Pergunta 9
Algumas cenas, no decorrer da história do cinema, tornaram-se extremamente famosas, sendo repetidas em muitos filmes posteriores ou em situações fora do cinema. Tais cenas são copiadas, plagiadas, parodiadas, prestigiadas, sendo representadas em outros filmes, festas, nas ruas etc. A este fenômeno chamamos intertextualidade. Dos pares de cenas a seguir, identifique aquele que não tem relação intertextual entre as cenas.Resposta Selecionada: e.
.Pergunta 10
São vários os posicionamentos sobre cinema na escola, entre eles:I. “Uma característica do cinema é permitir uma pronta identificação com a plateia. É comum o estudante se projetar no papel dos personagens, o que deve ser aproveitado pelo professor para trabalhar comportamentos e paradigmas sociais com filmes”.Revista Nova Escola. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/cinema-escola-filmes-tecnologia-audiovisual-556044.shtml?page=3II. “O valor das imagens não se encontra na conformidade possível com uma pretensa realidade que elas espelham, mas, sim, no universo de significações que se exprime através delas”.Disponível em http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12III. “Para apreciarmos a arte, é necessário aprender sobre ela. Aprender a observar, a analisar, a refletir, a criticar e a emitir opiniões fundamentadas sobre gostos, estilos, materiais e modos diferentes de fazer arte”.Disponível em http://pt.slideshare.net/lozo95/apostila-de-arteConsidera(m)-se adequado(s) o(s) posicionamento(s) exposto na(s) afirmativa(s):Resposta Selecionada: d.
I, II e III;
sábado, 26 de março de 2016
TI
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário