sexta-feira, 25 de março de 2016

PLANO DE AULA DE FÍSICA


PLANO DE AULA:
DISCIPLINA: Física
PROFESSORA: Liane Rodrigues
ESCOLA: Escola estadual de Ensino Médio Nossa Senhora Do Patrocínio
PÚBLCO ALVO: 1º série do Ensino Médio.
TEMPO PREVISTO:  15 min
TEMA: Cinemática.
 CONTEÚDO: Movimento Retilíneo Uniforme. - Trajetória. - Deslocamento. - Velocidade. - Tempo.
OBJETIVO GERAL:
 Compreender as aplicações de movimento retilíneo uniforme no cotidiano
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender os conceitos sobre o movimento retilíneo uniforme como: movimento, repouso, ponto material, corpo extenso, trajetória, deslocamento, espaço tempo, velocidade.
METODOLOGIA
Direcionar ferramentas que contribuam no processo de ensino- aprendizagem da cinemática.
Oferecer por meio de atividades e pesquisas na internet a melhoria do ambiente escolar.

Identificar componentes como compreender conceitos de trajetória, deslocamento, espaço, tempo, velocidade. Estimular o interesse dos alunos sobre o conteúdo proposto     
1º momento
Expor os conceitos básicos a respeito do conteúdo, a fim de que os discentes compreendam o assunto ministrado,
 Cinemática 
A cinemática estuda os movimentos dos corpos, sendo principalmente os movimentos lineares e circulares os objetos do nosso estudo que costumar estar divididos em Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V)
Para qualquer um dos problemas de cinemática, devemos estar a par das seguintes variáveis:
-Deslocamento (ΔS)
-Velocidade ( V )
-Tempo (Δt)
-Aceleração ( a )
Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U) 
No M.R.U. o movimento não sofre variações, nem de direção, nem de velocidade. Portanto, podemos relacionar as nossas grandezas da seguinte forma: 
ΔS= V. Δt

2º Momento
 Apresentarei um vídeo contendo explicações sobre cinemática, mais precisamente sobre MRU

3º Momento
Avaliação a professora encerrará o trabalho realizando uma atividade para fixar os assuntos ministrados.
1-Uma pessoa lhe informa que um corpo está em movimento retilíneo uniforme.
A)  O que está indicando o termo retilíneo?

B)  O que está indicando o termo uniforme?

2-Uma pessoa, na janela de um ônibus em movimento, solta uma pedra que cai em direção ao solo
A) Para esta pessoa, qual é a trajetória que a pedra descreve ao cair?
B) Para uma pessoa sobre o solo, em frente à janela, como seria a trajetória da pedra?

 RECURSOS DIDÁTICOS:
Quadro branco, livro didático, vídeos com explicações sobre MRU
AVALIAÇÃO:
 A avaliação será de cunho individual e seguirá os seguintes critérios como: Frequência, Participação do aluno na abordagem do assunto, e Percepção da absorção do conhecimento a partir do exercício proposto.
 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

 LUZ, A. M. R. da;  ÁLVARES, B. A. FÍSICA: volume 1,são Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário