PLANO DE AULA:
DISCIPLINA: Física
PROFESSORA: Liane Rodrigues
ESCOLA:
Escola estadual de Ensino Médio Nossa Senhora Do Patrocínio
PÚBLCO ALVO: 1º série do Ensino Médio.
TEMPO PREVISTO: 15 min
TEMA:
Cinemática.
CONTEÚDO:
Movimento Retilíneo Uniforme. - Trajetória. - Deslocamento. - Velocidade. -
Tempo.
OBJETIVO GERAL:
Compreender as aplicações de movimento retilíneo
uniforme no cotidiano
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Compreender os conceitos sobre o movimento retilíneo uniforme
como: movimento, repouso, ponto material, corpo extenso, trajetória,
deslocamento, espaço tempo, velocidade.
METODOLOGIA
Direcionar ferramentas que
contribuam no processo de ensino- aprendizagem da cinemática.
Oferecer por meio de
atividades e pesquisas na internet a melhoria do ambiente escolar.
Identificar componentes
como compreender conceitos de trajetória, deslocamento, espaço, tempo,
velocidade. Estimular o interesse dos alunos sobre o conteúdo proposto
1º momento
Expor os conceitos básicos
a respeito do conteúdo, a fim de que os discentes compreendam o assunto
ministrado,
Cinemática
A cinemática estuda os movimentos dos corpos, sendo principalmente os movimentos lineares e circulares os objetos do nosso estudo que costumar estar divididos em Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V)
A cinemática estuda os movimentos dos corpos, sendo principalmente os movimentos lineares e circulares os objetos do nosso estudo que costumar estar divididos em Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V)
Para
qualquer um dos problemas de cinemática, devemos estar a par das seguintes
variáveis:
-Deslocamento (ΔS)
-Velocidade ( V )
-Tempo (Δt)
-Aceleração ( a )
Movimento Retilíneo Uniforme (M.R.U)
No M.R.U. o movimento não sofre variações, nem de direção, nem de velocidade. Portanto, podemos relacionar as nossas grandezas da seguinte forma:
ΔS= V. Δt
No M.R.U. o movimento não sofre variações, nem de direção, nem de velocidade. Portanto, podemos relacionar as nossas grandezas da seguinte forma:
ΔS= V. Δt
2º Momento
Apresentarei um vídeo contendo explicações
sobre cinemática, mais precisamente sobre MRU
3º Momento
Avaliação a professora
encerrará o trabalho realizando uma atividade para fixar os assuntos
ministrados.
1-Uma
pessoa lhe informa que um corpo está em movimento retilíneo uniforme.
A) O que está indicando o termo retilíneo?
B) O que está indicando o termo uniforme?
2-Uma pessoa, na janela de um ônibus em movimento, solta uma
pedra que cai em direção ao solo
A) Para
esta pessoa, qual é a trajetória que a pedra descreve ao cair?
B) Para uma pessoa sobre o solo, em
frente à janela, como seria a trajetória da pedra?
RECURSOS
DIDÁTICOS:
Quadro branco, livro
didático, vídeos com explicações sobre MRU
AVALIAÇÃO:
A avaliação será de cunho individual e seguirá
os seguintes critérios como: Frequência, Participação do aluno na abordagem do
assunto, e Percepção da absorção do conhecimento a partir do exercício proposto.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
LUZ, A. M. R. da; ÁLVARES, B. A. FÍSICA: volume 1,são Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário