Pergunta 1
A concepção democrático-participativa de gestão escolar baseia-se na relação orgânica entre a equipe gestora e a participação do pessoal da escola. Defende uma forma coletiva de gestão, que é aquela que possibilita à escola se tornar aprendente, pois, assim que as decisões são tomadas, cada membro da equipe assume sua parte no trabalho e cita como características:I) Definição explícita de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola.II) Articulação entre a atividade de gestão e a participação das pessoas da escola.III) A gestão é participativa, mas espera-se também a gestão da participação.IV) Qualificação e competência profissional.Escolha a alternativa correta:Resposta Selecionada: c.
I, II, III e IVRespostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: todas as alternativas citadas fazem parte de um trabalho coletivo, em que a gestão é participativa, mas também há a organização do trabalho coletivo, a gestão da participação.Pergunta 2
A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade; é uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica.Podemos dizer que o projeto político-pedagógico é:Resposta Selecionada: e.
Definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.Respostas: a.b.c.d.e.
Feedback da resposta: o projeto político-pedagógico é um instrumento da escola a favor do desenvolvimento do processo educativo que visa à realização da aprendizagem escolar com sucesso do aluno. Assim, o papel da equipe gestora é de fundamental importância na coordenação das ações para a implantação e a implementação do projeto político-pedagógico.Pergunta 3
Alarcão é a autora que mais defende a importância da escola como ser concebido como organização aprendente e as conceituações que a definem são:I) O desenvolvimento institucional acontece na interação ativa da instituição com o meio envolvente.II) A instituição é constituída por pessoas, profissionais, também elas em desenvolvimento pessoal e profissional.III) O desenvolvimento humano, individual e coletivo, é a pedra de toque para o desenvolvimento organizacional.IV) A liderança estratégica, baseada em uma visão compartilhada de escola, em um pensamento sistêmico e no diálogo, é de importância capital.Escolha a alternativa correta:Resposta Selecionada: d.
I, II, III e IVRespostas: a.b.c.d.
e.Feedback da resposta: os aspectos citados em cada alternativa fazem parte de uma conceituação de escola aprendente.Pergunta 4
Em uma instituição de ensino em que o modelo de gestão é democrático, podemos afirmar que:Resposta Selecionada: b.
A gestão sugere um trabalho coletivo, valorizando os agentes sociais da escola e contribui para o alcance de um bom ambiente de trabalho.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: quando nos referimos à gestão escolar, estamos tratando do diretor, vice-diretor, orientador educacional, coordenador pedagógico e supervisor de ensino. Assim, a gestão escolar deve ser entendida como um trabalho coletivo, em que todos defendem um mesmo princípio e o demonstrem em seus atos, decisões e procedimentos de encaminhamento do processo educativo.Pergunta 5
Libâneo (2001), para defender o uso do termo organização como mais adequado para definir a especificidade das instituições escolares, preocupa-se em demonstrar que na escola o que deve ser levado em consideração são todas as atividades que propiciem a aprendizagem dos alunos e, nesse sentido, privilegia o entendimento de organização como:Resposta Selecionada: a.
Sistema de relações, com fortes características interativas que a diferenciam das empresas convencionais.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: Libâneo preocupa-se com a definição e o entendimento do termo organização escolar como um sistema de relações diferenciadas, pois é a partir das relações que se dá o processo ensino-aprendizagem.Pergunta 6
Libâneo defende que a concepção técnico-científica de gestão escolar baseia-se na hierarquia de cargos e funções visando à racionalização do trabalho e à eficiência dos serviços escolares. Tende a seguir princípios e métodos da administração empresarial e suas características são:I) Prescrição detalhada de funções, acentuando-se a divisão técnica do trabalho escolar.II) Maior ênfase nas tarefas do que nas pessoas.III) Comunicação de igual para igual.IV) Poder descentralizado, destacando-se as relações de subordinação.A alternativa correta é:Resposta Selecionada: b.
I e IIRespostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: na concepção técnico-administrativa de gestão escolar destaca como importante a prescrição detalhada de funções, acentuando-se a divisão técnica do trabalho escolar e maior ênfase nas tarefas do que nas pessoas. Concebe-se que há neutralidade no desenvolvimento do processo educativo e que apenas a sua organização detalhada é necessária.Pergunta 7
Thurler afirma que um estabelecimento de ensino pode ou não favorecer a mudança, venha ela de dentro ou de fora e depende para favorecer a mudança da:Resposta Selecionada: a.
Capacidade de adquirir experiência pelos diferentes atores da unidade escolar.Respostas: a.
b.c.d.e.Feedback da resposta: a escola é uma organização dentro de uma comunidade e sistema de ensino e deve seguir as normas e as regulamentações dos seus sistemas de ensino e participar das políticas públicas de educação, porém esses aspectos fazem parte do contexto maior da educação escolar. Dentro da unidade escolar, o importante para favorecer as mudanças é a capacidade de adquirir experiência.Pergunta 8
Thurler defende que a importância crescente da escola é como campo privilegiado de desenvolvimento profissional contínuo, pois somente os profissionais da educação presentes na escola podem realizar um diagnóstico real e significado do contexto escolar e planejar projetos e planos para que o desenvolvimento do processo educativo realize os objetivos almejados pela educação escolar, pois:Resposta Selecionada: b.
Até o momento presente não se organizou a formação contínua, há o discurso de sua importância e não há políticas de apoio para o desenvolvimento de uma formação contínua voltada para os objetivos mais amplos da educação escolar. A escola está desenvolvendo a consciência coletiva de que a formação continuada faz parte de sua responsabilidade e é de sua competência.Respostas: a.b.
c.d.e.Feedback da resposta: Thurler defende a escola como a instituição dentro do sistema de ensino, em que a aprendizagem do aluno acontece e é nela que deve acontecer o desenvolvimento profissional do professor, pois é o aluno real e a escola real que contam como espaço e ambiente de aprendizagem.Pergunta 9
Uma escola cuja clientela é formada principalmente por crianças e adolescentes moradores de abrigos e orfanatos está tendo problemas de evasão dos participantes, do projeto de iniciação musical e profissionalização. Sabendo do problema, a equipe gestora ficou bastante preocupada, pois o projeto conta com músicos experientes, recursos e equipamentos adequados.Considerando as atribuições cabíveis a uma gestão escolar participativa, qual o primeiro procedimento para tentar resolver o problema?Resposta Selecionada: c.
Fazer diagnóstico sobre a situação.Respostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: a primeira atitude de um grupo de trabalho preocupado com seus alunos é diagnosticar a situação com clareza e depois tomar as decisões e proceder a reorganização do projeto.Pergunta 10
“... Estudos brasileiros tomavam as escolas enquanto estabelecimentos de ensino fazendo parte do mundo das organizações. Nelas, o controle e regulação do trabalho são realizados para que as leis e normas sejam obedecidas...”(FERREIRA, “Administração e Supervisão Escolar”. Pioneira. p. 87)O texto anterior nos faz pensar em uma escola onde prevalece um modelo de gestão do tipo:Resposta Selecionada: c.
Burocrático.Respostas: a.b.c.
d.e.Feedback da resposta: as escolas que são organizadas e funcionam por meio de leis e normas que devem ser obedecidas somente se preocupam com a burocracia estabelecida, isto é, as normas e as leis.
sábado, 26 de março de 2016
questionário de ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL unidade l
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excelente material para nos ajudar nos estudos Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirMaterial ótimo me ajudou muito
ResponderExcluirParabéns!! Salvou minha vida ...
ResponderExcluirConteúdo excelente..obrigada por ajudar os estudantes
ResponderExcluirObrigada bom damais
ResponderExcluirPerfeito
ResponderExcluirajudou mto, obrigada
ResponderExcluirGratidão!!!
ResponderExcluirPerfeito mi ajudou muito obrigada
ResponderExcluirObrigadaaaaaaaa!!!
ResponderExcluirObrigado
ResponderExcluirmuito bom gratidão
ResponderExcluirGratidão. Faço o meu questionário e depois corrijo por aqui.
ResponderExcluirPerfeito ❤️👏👏
ResponderExcluirPerfeito
ResponderExcluirOtimo material
ResponderExcluirobrigado ajudou muito
ResponderExcluirquestionario lll
ResponderExcluirÓtimo
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluirGratidão!
ResponderExcluirObrigado por ter me ajudado
ResponderExcluirObrigado pela ajuda
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