sábado, 26 de março de 2016

questionário de ORIENTAÇÃO EM SUPERVISÃO ESCOLAR E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL unidade l

  • Pergunta 1

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    A concepção democrático-participativa de gestão escolar baseia-se na relação orgânica entre a equipe gestora e a participação do pessoal da escola. Defende uma forma coletiva de gestão, que é aquela que possibilita à escola se tornar aprendente, pois, assim que as decisões são tomadas, cada membro da equipe assume sua parte no trabalho e cita como características:
    I) Definição explícita de objetivos sociopolíticos e pedagógicos da escola.
    II) Articulação entre a atividade de gestão e a participação das pessoas da escola.
    III) A gestão é participativa, mas espera-se também a gestão da participação.
    IV) Qualificação e competência profissional.



    Escolha a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
     I, II, III e IV
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     todas as alternativas citadas fazem parte de um trabalho coletivo, em que a gestão é participativa, mas também há a organização do trabalho coletivo, a gestão da participação.
  • Pergunta 2

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    A elaboração do projeto político-pedagógico é um processo de consolidação da democracia e da autonomia da escola, com vistas à construção de sua identidade; é uma ação intencional, com um compromisso definido coletivamente, que reflete a realidade, busca a superação do presente e aponta as possibilidades para o futuro. O projeto político-pedagógico é um documento que não se reduz à dimensão didático-pedagógica.
    Podemos dizer que o projeto político-pedagógico é:
    Resposta Selecionada:
    Corretae. 
     Definição de princípios e diretrizes que projetam o vir a ser da escola.


    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    d. 
    Corretae. 
    Feedback da resposta:
    o projeto político-pedagógico é um instrumento da escola a favor do desenvolvimento do processo educativo que visa à realização da aprendizagem escolar com sucesso do aluno. Assim, o papel da equipe gestora é de fundamental importância na coordenação das ações para a implantação e a implementação do projeto político-pedagógico.
  • Pergunta 3

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Alarcão é a autora que mais defende a importância da escola como ser concebido como organização aprendente e as conceituações que a definem são:
    I) O desenvolvimento institucional acontece na interação ativa da instituição com o meio envolvente.
    II) A instituição é constituída por pessoas, profissionais, também elas em desenvolvimento pessoal e profissional.
    III) O desenvolvimento humano, individual e coletivo, é a pedra de toque para o desenvolvimento organizacional.
    IV) A liderança estratégica, baseada em uma visão compartilhada de escola, em um pensamento sistêmico e no diálogo, é de importância capital.



    Escolha a alternativa correta:
    Resposta Selecionada:
    Corretad. 
     I, II, III e IV
    Respostas:
    a. 
    b. 
    c. 
    Corretad. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    os aspectos citados em cada alternativa fazem parte de uma conceituação de escola aprendente.
  • Pergunta 4

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Em uma instituição de ensino em que o modelo de gestão é democrático, podemos afirmar que:
    Resposta Selecionada:
    Corretab.
     A gestão sugere um trabalho coletivo, valorizando os agentes sociais da escola e contribui para o alcance de um bom ambiente de trabalho.
    Respostas:
    a.
    Corretab.
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     quando nos referimos à gestão escolar, estamos tratando do diretor, vice-diretor, orientador educacional, coordenador pedagógico e supervisor de ensino. Assim, a gestão escolar deve ser entendida como um trabalho coletivo, em que todos defendem um mesmo princípio e o demonstrem em seus atos, decisões e procedimentos de encaminhamento do processo educativo.
  • Pergunta 5

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Libâneo (2001), para defender o uso do termo organização como mais adequado para definir a especificidade das instituições escolares, preocupa-se em demonstrar que na escola o que deve ser levado em consideração são todas as atividades que propiciem a aprendizagem dos alunos e, nesse sentido, privilegia o entendimento de organização como:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
     Sistema de relações, com fortes características interativas que a diferenciam das empresas convencionais.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    Libâneo preocupa-se com a definição e o entendimento do termo organização escolar como um sistema de relações diferenciadas, pois é a partir das relações que se dá o processo ensino-aprendizagem.
  • Pergunta 6

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Libâneo defende que a concepção técnico-científica de gestão escolar baseia-se na hierarquia de cargos e funções visando à racionalização do trabalho e à eficiência dos serviços escolares. Tende a seguir princípios e métodos da administração empresarial e suas características são:
    I) Prescrição detalhada de funções, acentuando-se a divisão técnica do trabalho escolar.
    II) Maior ênfase nas tarefas do que nas pessoas.
    III) Comunicação de igual para igual.
    IV) Poder descentralizado, destacando-se as relações de subordinação.



    A alternativa correta é:
    Resposta Selecionada:
    Corretab. 
     I e II
    Respostas:
    a. 
    Corretab. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     na concepção técnico-administrativa de gestão escolar destaca como importante a prescrição detalhada de funções, acentuando-se a divisão técnica do trabalho escolar e maior ênfase nas tarefas do que nas pessoas. Concebe-se que há neutralidade no desenvolvimento do processo educativo e que apenas a sua organização detalhada é necessária.
  • Pergunta 7

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Thurler afirma que um estabelecimento de ensino pode ou não favorecer a mudança, venha ela de dentro ou de fora e depende para favorecer a mudança da:
    Resposta Selecionada:
    Corretaa. 
     Capacidade de adquirir experiência pelos diferentes atores da unidade escolar.
    Respostas:
    Corretaa. 
    b. 
    c. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     a escola é uma organização dentro de uma comunidade e sistema de ensino e deve seguir as normas e as regulamentações dos seus sistemas de ensino e participar das políticas públicas de educação, porém esses aspectos fazem parte do contexto maior da educação escolar. Dentro da unidade escolar, o importante para favorecer as mudanças é a capacidade de adquirir experiência.


  • Pergunta 8

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Thurler defende que a importância crescente da escola é como campo privilegiado de desenvolvimento profissional contínuo, pois somente os profissionais da educação presentes na escola podem realizar um diagnóstico real e significado do contexto escolar e planejar projetos e planos para que o desenvolvimento do processo educativo realize os objetivos almejados pela educação escolar, pois:
    Resposta Selecionada:
    Corretab.
     Até o momento presente não se organizou a formação contínua, há o discurso de sua importância e não há políticas de apoio para o desenvolvimento de uma formação contínua voltada para os objetivos mais amplos da educação escolar. A escola está desenvolvendo a consciência coletiva de que a formação continuada faz parte de sua responsabilidade e é de sua competência.
    Respostas:
    a. 
    Corretab.
    c.
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
     Thurler defende a escola como a instituição dentro do sistema de ensino, em que a aprendizagem do aluno acontece e é nela que deve acontecer o desenvolvimento profissional do professor, pois é o aluno real e a escola real que contam como espaço e ambiente de aprendizagem.


  • Pergunta 9

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    Uma escola cuja clientela é formada principalmente por crianças e adolescentes moradores de abrigos e orfanatos está tendo problemas de evasão dos participantes, do projeto de iniciação musical e profissionalização. Sabendo do problema, a equipe gestora ficou bastante preocupada, pois o projeto conta com músicos experientes, recursos e equipamentos adequados.



    Considerando as atribuições cabíveis a uma gestão escolar participativa, qual o primeiro procedimento para tentar resolver o problema?
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
     Fazer diagnóstico sobre a situação.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:
    a primeira atitude de um grupo de trabalho preocupado com seus alunos é diagnosticar a situação com clareza e depois tomar as decisões e proceder a reorganização do projeto.
  • Pergunta 10

    0,3 em 0,3 pontos
    Correta
    “... Estudos brasileiros tomavam as escolas enquanto estabelecimentos de ensino fazendo parte do mundo das organizações. Nelas, o controle e regulação do trabalho são realizados para que as leis e normas sejam obedecidas...”
    (FERREIRA, “Administração e Supervisão Escolar”. Pioneira. p. 87)



    O texto anterior nos faz pensar em uma escola onde prevalece um modelo de gestão do tipo:
    Resposta Selecionada:
    Corretac. 
     Burocrático.
    Respostas:
    a. 
    b. 
    Corretac. 
    d. 
    e. 
    Feedback da resposta:



     as escolas que são organizadas e funcionam por meio de leis e normas que devem ser obedecidas somente se preocupam com a burocracia estabelecida, isto é, as normas e as leis.

23 comentários:

  1. excelente material para nos ajudar nos estudos Parabéns pela iniciativa.

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  2. Conteúdo excelente..obrigada por ajudar os estudantes

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  3. Gratidão. Faço o meu questionário e depois corrijo por aqui.

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